Desporto em geral, Futebol feminino

Rubiales detido por corrupção: “Tudo o que tenho é fruto do meu trabalho”

Luis Rubiales, foi detido no Aeroporto de Madrid enquanto regressava da República Dominicana. O ex-presidente da Federação espanhola de futebol nega as acusações. Não quis prestar declarações à guarda civil espanhola. Foi levado a tribunal para ser inquirido no caso de corrupção.


No passado dia 20 de março, a sede da Federação Real de futebol da Espanha (RFEF) foi alvo de buscas por sinais de corrupção e lavagem de dinheiro alegadamente relacionados com um acordo com a Arábia Saudita. Vários contratos assinados entre 2018 e 2023 estão a ser investigados, incluindo um suposto acordo com a Arábia Saudita. As buscas também foram realizadas em mais de 10 casas, incluindo a casa do próprio Rubiales em Granada, e sete pessoas foram detidas.


No momento das buscas, Rubiales, que também está sob investigação no caso, estava na República Dominicana em viagem de negócios. O ex-diretor da Federação espanhola disse estar disposto a cooperar com as autoridades.
De acordo com a imprensa espanhola, Rubiales deixou o aeroporto numa carrinha da Guarda Civil. O ex-diretor da Federação espanhola foi levado ao Tribunal de Mahadaonda para testemunhar, tendo sido posteriormente libertado.


Rubiales corre o risco de ser preso. Acusado de lavagem de dinheiro sob contrato com a Arábia Saudita, estaria escondido na República Dominicana.
Rubiales viu três contas bancárias serem congeladas e foi-lhe apreendido um automóvel de marca Mercedes. Terá desviado mais de três Milhões de Euros. Entretanto já foi libertado.

A Federação Espanhola de Futebol já convocou eleições para eleger sucessor de Rubiales. Pedro Rocha é o principal candidato. Rubiales renunciou após o escândalo com o beijo: “A minha família sofreu assédio e mentiras”

Luis Manuel Rubiales Béjar, nasceu em Las Palmas a 23 de agosto de 1977. Foi futebolista profissional. Entre maio de 2018 e a atualidade foi presidente da Federação Real de futebol de Espanha (RFEF).
Durante sua carreira enquanto futebolista jogou no Guadix, Mallorca B, Lleida, Levante e vários outros clubes. Estreou-se nas principais ligas de futebol da Espanha em 29 de agosto de 2004, no Real Sociedad. Em 4 de agosto de 2009, assinou contrato de um ano com o Hamilton Academical FC escocês, mas depois de apenas quatro jogos pela nova equipa deixou a Escócia e retornou à sua terra natal. Em março de 2010, o já aposentado jogador Rubiales foi eleito presidente da Associação de futebolistas espanhóis (AFE), cargo que deixou em novembro de 2017 com a intenção de concorrer à presidência da Federação Espanhola de futebol. Rubiales foi eleito presidente em maio de 2018. Quando foi eleito demitiu Lopetegui, o treinador da Seleção Nacional, apenas um dia antes do Mundial de 2018, por negociações com o Real Madrid, sobre as quais a Federação não havia sido informada com antecedência. No Mundial, a equipa nacional do país, sob a liderança de Fernando Hierro não conseguiu ir além da primeira fase dos “playoffs”, o que, no entanto, não abalou a opinião do presidente sobre a justiça da decisão que tomou. Em agosto de 2023 foi suspenso por acusações de assédio após o incidente com o beijo da jogadora de futebol Jennifer Hermoso.